Participação do Gestor Municipal em melhoria dos sistemas Bolsa Família

Desde 2010, a Gestão CadÚnico de Pindamonhangaba tem papel importante no processo de melhorias nos sistemas de cadastramento e de pagamento dos benefícios sociais às famílias.

Devido às muitas variáveis sociais para a concessão do Programa Bolsa Família, não raramente, ocorrem inconsistências nos programas podendo, às vezes, comprometer os benefícios das famílias mais vulneráveis. Por conseguinte, os Gestores Municipais percebem erros operacionais e comunicam ao Gestor Federal.

Com isso, anualmente, a convite do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS - Brasília/DF), Pindamonhangaba e outros municípios apresentam ao Governo Federal sugestões para melhorar o atendimento aos beneficiários dos programas sociais do CadÚnico.

Essa troca de experiência entre os profissionais enriquece o conhecimento e favorece uma melhor percepção do que cada região do país enfrenta para a erradicação da pobreza. 

É importante frisar que estamos vivenciando um processo de transição dos sistemas, já que o MDS juntamente com a Caixa Econômica Federal tem implementado as melhorias apresentadas pelos municípios.

Abaixo seguem fotos da participação do Gestor CadÚnico de Pindamonhangaba em oficina e seminário realizados no Distrito Federal e em Araraquara/SP, respectivamente.

Foto: Oficina CadÚnico e Sibec - Brasília/DF
Foto: Seminário CadÚnico - Araraquara/SP