Lançadas Revisão e Atualização Cadastral 2015


O Governo Federal, iniciou a ação anual de Atualização Cadastral de 2015. As famílias que deverão ter os dados atualizados foram divididas em duas etapas: 
  • Etapa 1, iniciada imediatamente, incluirá apenas famílias beneficiárias do PBF (Programa Bolsa Família) e;
  • Etapa 2, a ser iniciada no segundo semestre, contará com famílias não beneficiárias do PBF, mas inscritas no  cadastro Único e beneficiárias ou potenciais beneficiárias de outras políticas sociais. 

Com isso, o Cadastro Único ficará qualificado para todos os programas sociais e garantirá o trabalho contínuo de focalização do Bolsa Família.

Todas as famílias da Ação de Atualização Cadastral de 2015 receberão comunicação do Governo Federal por cartas, para alertá-las sobre a necessidade de atualização cadastral. Além disso, as famílias da Etapa 1 receberão mensagem no extrato de pagamento do PBF. As ações de comunicação foram escalonadas para permitir a organização dos municípios e garantir o atendimento adequado das famílias convocadas.

Conheça os públicos das etapas da Ação de Atualização Cadastral de 2015:

ETAPAS
PROCESSO
AÇÕES

Etapa 1
Famílias beneficiárias do PBF

Revisão Cadastral
Início imediato, com o escalonamento da convocação das famílias (cartas e mensagens) e das repercussões em benefícios (bloqueios e cancelamentos).

Averiguação Cadastral
Etapa 2
Famílias não beneficiárias do PBF
Averiguação Cadastral
Início no 2º semestre de 2015, 
com escalonamento de cartas.

Para as famílias da Etapa 1 que estão em Averiguação Cadastral, foram estabelecidos bloqueios escalonados dos benefícios do PBF nos meses de junho, julho e agosto de 2015, com cancelamento nos meses de agosto, outubro e novembro de 2015, respectivamente.

Para a Revisão Cadastral, foram estabelecidos bloqueios escalonados dos benefícios do PBF nos meses de novembro de 2015 e janeiro de 2016, com cancelamento nos meses de janeiro e março de 2016, respectivamente.

Vale lembrar, que a Gestão CadÚnico de Pindamonhangaba já iniciou a Revisão Cadastral 2015 com adesão de 64% das famílias inscritas no benefício até o momento. Esse número deve aumentar com informações recebidas nos extratos bancários e possíveis bloqueios dos benefícios por parte do Governo Federal.

A lista dos beneficiários que devem realizar tais processos podem ser visualizadas na página inicial no canto superior direito do Blog com suas respectivas datas de atualização ou clicando neste link.

                                                                                           Fonte: Bolsa Família Informa Nº 464, 08 de maio de 2015.