Como se tornar beneficiário do Ação Jovem?


O que é o Ação Jovem?
O Ação Jovem é um programa estadual que atende jovens de 15 a 24 anos de idade com renda familiar mensal de até 1/2 salário mínimo por pessoa. 

Qual o objetivo do programa?
O objetivo do programa é evitar a evasão escolar e dar oportunidades aos jovens com atividades extracurriculares, além de pagar mensalmente um benefício de transferência de renda. 

Como se inscrever?
Para ter direito ao benefício o responsável deve inscrever todo grupo familiar no Cadastro Único. A partir daí, mensalmente é divulgada a relação dos jovens elegíveis ao programa aqui no Blog. Também são realizadas tentativas de localizar os jovens elegíveis por meio de cartas, ligações telefônicas e visitas domiciliares. Depois é só procurar o técnico do CRAS mais próximo à sua residência para fazer uma entrevista social.

Qual o valor do benefício e como recebê-lo?
O valor é de R$ 80,00 mensais. O cartão magnético é gerado pelo Banco do Brasil nominal ao jovem após a vinculação ao programa.

Quais são as condições (condicionalidades) para permanecer no programa?
Participar das atividades socioeducativas dos CRAS, ter frequência escolar mínima de 75% e, se gestante, estar com o pré-natal em dia.

Fonte: SEDS