Um novo olhar para o Programa Emergencial de Auxílio aos Desempregados



O PEAD (Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado) teve grandes avanços na atual gestão. Sob o olhar acurado da equipe, foram garantidos novos direitos socioassistenciais aos bolsistas, bem como, condições dignas de trabalho.

Estes direitos só foram possíveis após a gestão identificar que muitos bolsistas não tinham a inscrição no Cadastro Único. Em 2018, uma nota técnica os vinculou ao CadÚnico fazendo com que outros benefícios de transferência de renda como Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem entre outros fossem somados ao valor mensal do PEAD.

Outra grande notícia foi o reajuste do benefício concedido pelo prefeito passando de R$ 709,00 para R$ 735,34, além da continuidade do vale-transporte e cesta básica. É um ganho satisfatório, pois há anos o valor estava estagnado.

Os bolsistas ainda contam com novos uniformes. As camisetas de cor mais escura e de melhor tecido identificam melhor os beneficiários e economizam suas vestimentas.

Ressaltamos ainda, os eventos exclusivos a estes bolsistas: Semana de Valorização do PEAD, Semana de Palestras Educativas, convocações com ênfase em Recursos Humanos entre outros.

O investimento no programa está aumentando a cada dia, já que novas parcerias para capacitações e cursos profissionalizantes com instituições como o SENAC/SENAI estão sendo executadas, além de contratações de psicólogos especializados para palestras educativas e convocações na área de recursos humanos.

Por fim, a Gestão CadÚnico e a Coordenação PEAD está realizando estudos para que os futuros bolsistas passem primeiramente por curso de capacitação e, em seguida, sejam encaminhados aos setores da prefeitura.